Ser fisioterapeuta é saber ouvir o utente, reconfortar e capacitar
para a superação das suas limitações.
Tem como finalidade a prevenção e o tratamento de lesões de estruturas do sistema músculo-esquelético (músculos, ossos, articulações, tendões e ligamentos) de modo a aliviar a dor, recuperar a harmonia do movimento e a capacidade funcional do indivíduo. Estas condições englobam patologias do foro ortopédico, traumatológico e reumatológico.
Atua no tratamento de patologias que afetam o Sistema Nervoso, causando distúrbios neurológicos, motores e cognitivos que originam alterações do padrão motor. Pretende-se promover a funcionalidade, a independência e a autonomia, melhorando a sua qualidade de vida incidindo no trabalho de força muscular, mobilidade, coordenação motora e equilíbrio.
Intervém na prevenção e tratamento de patologias do foro cardíaco e pulmonar.Baseia-se num conjunto de técnicas e exercícios terapêuticos para melhorar a mecânica ventilatória (expansão pulmonar), mobilizar e remover secreções (higiene brônquica), melhorar a tolerância ao esforço e reduzir sintomas de tosse, falta de ar (dispneia) e/ou fadiga.
Foca-se especificamente na prevenção, manutenção e recuperação da saúde e bem-estar do idoso. O processo de envelhecimento traduz-se em alterações biológicas e fisiológicas, caracterizadas pela perda progressiva da capacidade funcional condicionando a mobilidade, a sua autonomia e a sua independência.
É um serviço alternativo para utentes que apresentam dificuldades na locomoção para se deslocarem a um local convencional (clínica ou hospital). Pretende-se proporcionar um tratamento mais personalizado e práctico no conforto de casa, promovendo qualidade de vida.
Consiste em aulas de mobilidade lúdicas e dinâmicas com um grupo de idosos de forma a promover um envelhecimento saudável, ativo e seguro. Tem como objetivo o aumento das amplitudes articulares, da força muscular, da flexibilidade, melhorar o equilíbrio e a marcha, e a coordenação motora em geral.
Pretende-se incentivar e capacitar a população idosa para os benefícios de realizar atividade física e manter a funcionalidade, autonomia e bem-estar por parte dos participantes.
É um método de reabilitação cujo objetivo principal centra-se em exercícios de estabilidade da coluna e no correto alinhamento corporal, coordenados com a respiração, a concentração, o equilíbrio e a fluidez de movimentos, promovendo assim o aumento de consciência corporal. É uma abordagem terapêutica que engloba o corpo e a mente adicionando as componentes de contexto clínico e de reabilitação.
Consiste na manipulação de tecidos moles com uma pressão e intensidade variadas conforme o propósito pretendido. Tem como objectivo estimular a circulação sanguínea, reduzir o stress, aliviar a dor da tensão e contracturas musculares, promover relaxamento muscular e bem-estar físico geral.